domingo, 22 de agosto de 2010

OS PERCURSOS DO CORPO NA CULTURA CONTEMPORÂNEA
Malu Fontes


Neste texto, Malu Fontes, faz uma  análise das transformações em torno do corpo ao longo do século XX, e como o cenário geopolítico mundial influi nessas transformações, através de novos olhares nas representações deste corpo. 

O corpo canônico, tão buscado neste século como sinal de boa forma , beleza, saúde, mesmo que para isso tenha que ser submetido a procesos invasivos, em nome da forma ideal, conta com a influência midiática que explora contantemente e incentiva a busca dessa forma ideal.

Em contrapartida o corpo que não atende aos padrões impostos a ser seguido, é visto como dissonante, pois está distante da adequação a aparência perfeita, a não recorrência na alteração de sua forma inicial. O que caus estrenhesa nos outros, pela sua exibição natural sem nehuma transfomação.

Enfim, um texto que nos leva a reflexão a respeito da imposição midiática pelo corpo perfeito, a boa forma, como sinônimos de saúde e bem estar e na exclusão daqueles que muitas vezes não podem alterar o seus corpos.    


FONTES, Malu. Os percursos do corpo na cultura contemporânea. In: COUTO, Edvaldo Souza & GORLLNER, Silvana Vilodre. (orgs) Corpos Mutantes: Ensaios sobre novas (d)eficiências corporais - 2ª Ed - Porto alegre: Editora da UFRGS, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário