domingo, 8 de agosto de 2010

    CORPO CYBORG E O DISPOSITIVO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Homero Luis Alves de Lima


     Homero Luis Alves Lima, inicia o texto afimando que a atual aceleração da tecnologia, tem propiciado cenários inusitados no que concerne às possibilidades de transformação tecnológica do corpo.
     Aponta os mais variados campos tecnológicos e suas contribuições para a medicina, e a partir disto destaca as metáfoas e imagens do corpo que são multiplicadas, tais como: "corpo-hipertexto"; "corpo genoma"; "corpo virtual"e outros.
    Ao traçar a genealogia do ciborgue, mostra como este era visto como solução para a questão da alteração das funções do homem. Já na ficção cinetífica o ciborgue visto como os organismos cibernéticos. Visão ampliada no imaginário dos indivíduos através dos filmes e programas televisivos.
     Homero chama a atenção para a questão de na atualidade esxistirem diversos ciborgues, ao exemplificar seres humanos que possuem marcapsso, prótese de algum órgão artificial, a fim de continuarem sobrevivendo. Destaca ainda, as relações de poder-saber concebidos´pelas práticas das novas tecnologias. Levanta alguns questionamentos, tais como:

O que significa ser humano?
Onde termina o homem e onde começa a máquina?
         
LIMA, Homero Luis Alves de. Corpo Cyborg e o dispositivo das novas tecnologias. In: COUTO, Edvaldo Souza & GORLLNER, Silvana Vilodre. (orgs) Corpos Mutantes: Ensaios sobre novas (d)eficiências corporais - 2ª Ed - Porto alegre: Editora da UFRGS, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário