domingo, 22 de agosto de 2010

CORPOS AMPUTADOS E PROTETIZADOS: "NATURALIZANDO" NOVAS FORMAS DE HABITAR O CORPO NA CONTEMPORANEIDADE

Luciana Laureano Paiva


A autora compara o corpo humano a uma superfície de inscrição de experiências vivenciadas, que ostenta as conuistas ao longo do tempos, onde estas marcas e conquistas podem ser interpretadas.

Diante das mudanças que ocorreram na vida, o corpo humano passa a ser rinventado transformado e analisado a partir de uma nova ótica, ou seja, a influência das transformações na vida, desencadeiam nos traçõs, nas impressões e vivencias trazidas no copo humano.

Faz uma analogia entre o corpo e a casa, pois afirma que cuidamos do nosso corpo da mesma forma como cuidamos da casa, através da limpeza dos cômodos, prevenção de invasões e assaltos, atuaização do que está ultrapassado e reformulado o que necessita de mudanças internas ou externas.

O texto também traz o resultado de uma pesquisa realizada com indivíduos de uma clínica de reablitação, e mostra que esses indivíduos enxergam-se "anormais" dianate da amputação de algum membro , tudo isto em razão desa sociedade que privilegia a eficiência e o dinamismo e principalmente a busca pela perfeição corporal.

Enfim, segundo a autora , as próteses para as pessoas que as utilizam acabaram transformando a imagem corporal que eles tinham de si, dando-lhes uma posibilidade de reescrever, marcar com novas impressões as histórias transmitidas através do corpo.  


PAIVA, Luciana Laurero. Corpos Amputados e Protetizados: "naturalizandos" novas formas de habitar o corpo na comtemporaneidade. In: COUTO, Edvaldo Souza & GORLLNER, Silvana Vilodre. (orgs) Corpos Mutantes: Ensaios sobre novas (d)eficiências corporais - 2ª Ed - Porto alegre: Editora da UFRGS, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário